Peixe cru da comida japonesa pode te matar!

Comida crua é um assunto polêmico, mas tem que ser falado!

O tão aclamado sushi, ou o sashimi são maravilhas de outro mundo, mas você pode estar correndo um risco alto consumindo peixe cru da comida japonesa.

Antigamente, restaurantes e rodízios de comida japonesa eram super caros e a gente ia beeeem de vez em quando pra matar a vontade dessa iguaria maravilhosa que é o sushi. Hoje em dia, a comida japonesa se popularizou, e até os restaurantes por quilo mais furrécos tem no buffet meia dúzia de tipos de sushi. Mas será que o consumo do peixe cru é seguro em TODOS os lugares?

Médicos portugueses alertam para o risco de consumir peixe cru. Segundo pesquisas, existe um aumento crescente e preocupante de doenças causadas por parasitas intestinais.

Seria a razão, essa popularidade da comida japonesa no ocidente??

O artigo foi publicado no periódico cientifico British Medical Journal Case Reports. A publicação relata o caso de um homem de 32 anos que chegou ao Hospital de Lisboa com sintomas gástricos, dores abdominais, vômitos e febre.

comida japonesa

Ao ser examinado, o paciente foi diagnosticado com um verme do gênero Anisakis, comum em peixes e frutos do mar. O paciente confirmou que havia comido sushi recentemente.

O médicos ainda reafirmaram que a doença causada pelo verme pode ter sintomas agravados. Alergias, urticárias, sangramento abdominal e até perfuração do intestino.

Os ovos do parasita ficam alojados na carne do peixe, que, por ser servido cru, carrega os ovos diretamente para intestino da pessoa que está o consumindo.

Chegando no seu intestino, que é O lugar ideal para o desenvolvimento dos ovos, bem quentinho e aconchegante (hahahah), os ovos viram larvas e vão crescendo.

comida japonesa
seu novo melhor amigo…

Em fase adulta, esses seus novos companheiros que habitam sua barriga, chega a medir em média três centímetros de comprimento e um milímetro de diâmetro e podem perfurar seu intestino!

Mas calma! Se você ama peixe cru e comida japonesa, não precisa se desesperar.

De acordo com veterinários do Departamento de Inspeção e Tecnologia de Pescado, a incidência dessas parasitoses, no Brasil, é baixa. Os pescados que chegam ao Brasil passam por uma inspeção antes de serem comercializados.

Se o peixe cru for congelado, os ovos não sobrevivem e você não ganha uma família de amiguinhos perfuradores de intestino na sua barriga.

O segredo, como qualquer outro produto de origem animal, é tomar cuidado com o processamento, a higiene e a inspeção, por isso, tenha certeza de que a peixaria ou restaurante que você frequenta é de confiança.

Quer aprender a fazer sushi em casa..? Acesse esse link e veja como fazer o arroz japones, também conhecido como Gohan, passo a passo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *