Para entender melhor como você pode incorporar uma alimentação consciente em sua vida, reserve um tempo para considerar a diferença entre uma alimentação consciente e uma mente irracional. Quando você sabe a diferença, pode praticar a atenção plena ao comer de maneira mais consciente.
Alimentação consciente significa:
- Reconhecer oportunidades de nutrição em torno dos alimentos – Os seres humanos gostam de interagir, com os alimentos sendo o centro das atenções. Isso é uma coisa normal; afinal, comer é uma experiência muito agradável. Faz mais do que apenas fornecer nutrição e vida – que é tudo; proporciona prazer e alegria também.
- Compreendendo a diferença entre os diferentes tipos de fome – Quando você está comendo conscientemente, não coloca significado na fome que não existe. Você também não acha que estar com fome é uma coisa ruim. Você pode analisar seus sentimentos e escolher como lidar com eles.
- Não julga gostos e aversões a comidas severas – Quando você come conscientemente, além de não julgar o que escolhe comer, também não o faz aos outros (como seus filhos). Há muitas opções que podemos fazer com a comida, portanto não há razão para comer coisas que você não gosta.

- Saber o que significa ser saciado e como se sente – como um consumidor consciente, você pode observar seus sentimentos em torno da fome e da satisfação. Você pode analisar sua situação sem julgamentos e decidir se já teve o suficiente, porque sabe que pode ter mais.
- Praticando estar no momento – como um consumidor consciente, uma das maneiras de conseguir isso é vivendo o momento. Em vez de pensar no que vai fazer ou comer hoje à noite, está gostando do que está fazendo ou comendo agora.
Comer sem pensar significa:
- Ver comida como um obstáculo a superar – Muitas pessoas que usam programas tradicionais de dieta se concentram mais na escassez, para que a comida se torne algo que você precisa superar em vez de desfrutar. Em vez de ir à casa da sua mãe no jantar de domingo, você pode se preocupar em ver a torta de maçã que a vovó fez.
- Nem mesmo se lembra do que comeu por último – Quando você não está prestando atenção ao que come, a qualidade tende a ser tão baixa que você nem consegue se lembrar do que comeu pela última vez. Quando você está comendo conscientemente, pode se lembrar porque estava delicioso.
- Não tendo idéia se você está sendo nutrido por sua comida ou não – nem importa qual programa de dieta você tenta; eles estão focados em encontrar maneiras de obter alimentos de baixa caloria para você, sem nenhuma preocupação com nutrição (muito menos sabor).
- Comer pelo relógio em vez de seus sinais de fome – Quando você está comendo sem pensar muitas vezes, você come apenas porque é hora. O relógio diz que é hora, de modo que você segue os movimentos sem pensar, sem muito interesse ou alegria.
Felizmente, essas idéias o ajudarão a entender a diferença entre comer atentamente e inconscientemente. Quando você está comendo conscientemente, pode deixar ir e aproveitar o que quiser. Você pode comer quando estiver com fome e parar quando estiver satisfeito. Você pode escolher entre uma grande variedade de alimentos e nunca comer algo que não goste.
Você também vai gostar
-
O que fazer quando você é o único vegetariano em um jantar de Natal
-
Dia de Ação de Graças – tenha um feriado mais saudável e econonico!
-
Como manter uma Alimentação Consciente comendo fora de casa
-
Aliementação Consciente – Como dizer que você está realmente com fome
-
Como ter uma Alimentação consciente quando você está ocupado